terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Campanha Lloyds TSB



Disciplina: Introdução à Criatividade Publicitária
Formador: Ricardo Miranda

Briefing -

Insight: "quero devolver com lucro o dinheiro aos contribuintes".

(a pergunta do jornalista do Jornal de Negócios era:
jornalista: "Os contribuintes britânicos compraram à força 40% do Lloyds a um preço de 74 cêntimos por acção e agora essas acções valem 67 cêntimos..."
Horta Osório: "Sim, é preciso devolver esse dinheiro aos contribuintes com lucros e, simultaneamente, relançar o Lloyds, que é uma grande instituição britânica.")

Pedido: criação da primeira campanha do Lloyds (já sob o comando do Horta Osório) a agradecer aos ingleses a confiança que depositaram nele, por terem lá investido dinheiro dos impostos em vez de o deixarem afundar. O Lloyds quer transmitir a mensagem de vai valer a pena ter acreditado no banco porque este não os vai deixar ficar mal.

Deve incluir:
- conceito da campanha
- a partir deste conceito têm de criar 3 peças, pelo menos, sendo que uma delas é uma acção em redes sociais (FB ou twitter ou hi5 ou...)


PROPOSTA
Dupla Criativa: Inês Romão e Tomás Pimenta da Gama.

Insight: "quero devolver com lucro o dinheiro aos contribuintes" (Horta Osório).
Conceito: Thank you, for being the bank of your bank.
Ideias:

- Filme (ficção).
Um cavalo franzino e fraco, que vai de rua em rua, de casa em casa, por todo o Reino Unido (locais facilmente reconhecíveis pelo público britânico), ao longo do tempo, receber comida das pessoas (pessoas de vários escalões sociais). Passa por todas as estações do ano, vento e folhas, frio e chuva, neve, sol, calor e vê-se sempre pessoas a alimentarem o cavalo. De porta em porta as pessoas vêm à rua para lhe dar uma cenoura, um torrão de açúcar, feno, etc. À medida que o fazem, o cavalo vai ganhando vitalidade e força, até que a certa altura se vê o cavalo a entrar por umas portas, a ser aparelhado, um jockey monta-se nele e arranca para uma corrida, com a plateia da pista em alvoroço (não se vê o fim da corrida para deixarmos em aberto para a última acção da Campanha). No fim, aparece um fundo preto, a imagem do Banco e a assinatura a branco "Thank you, for being the bank of your bank".

- Road Show.
Criar acção real, com cavalo franzino, ao longo de um ano, de forma a tentar gerar o envolvimento emocional do povo britânico. O objectivo desta acção é, ao longo de um ano, levar um cavalo de aldeia em aldeia, vila em vila, cidade em cidade do Reino Unido, que as pessoas (contribuinte) possam alimentar pessoalmente. Seria interessante conseguir-se também o envolvimento de personalidades conhecidas britânicas e ainda melhor da família real inglesa.
Para que o road show decorra da melhor forma e todos estejam "avisados" (público), poderá ser feito na semana anterior à passagem do mesmo, um mail drop com um remember postal.
Neste road show, deverá existir um suporte visual que reforce o conceito do Lloyds TSB e deverá ainda ser distribuído merchandising como forma de cativar ainda mais à participação e envolvimento na acção.

- Imprensa.
Anúncios semanais em várias publicações (generalistas e especializadas) das imagens que passam no filme, de pessoas a alimentarem o cavalo do Lloyds TSB, como forma de reforçar o Conceito (p.ex. uma criança a dar uma cenoura ao cavalo, ou outra montada no mesmo, uma idosa a oferecer água, etc.). Estas comunicações devem ter um espaço onde apareça o local em que a acção irá decorrer na semana seguinte (com data e locais de passagem do equídeo) e com a assinatura e logo (base line): "Thank you, for being the bank of your bank".

- Facebook.
Criar página oficial do Lloyds TSB e evento "Thank you, for being the bank of your bank". Neste evento terão que ser regularmente publicados vídeos do decorrer do road show. Desta forma as pessoas que participam no road show vão sentir-se impelidas a "verem-se" nos vídeos que preferencialmente devem ser diários e apelativos/sentimentais.
Gostaríamos de criar também uma plataforma de jogo, ao melhor nível de "farmville", mas em que a cada participante fosse oferecido um poldro, franzino, que teriam de alimentar e treinar de "x" em "x" tempo e fazer crescer, com o objectivo último de o levar a uma competição de corridas de cavalos entre vários participantes. Haveria um prémio para os vencedores do jogo (monetário) com distinção na imprensa.
Paralelamente a tudo isto, promove-se e incentiva-se "cibernéticamente" o envolvimento e participação de todos os elementos do "Grupo" de forma a que "postem" também eles fotografias e vídeos sobre as suas participações no road show.

- Mini Filmes (real + ficção).
Por último, no fim do ano, finaliza-se a Campanha com várias partes do road show (melhores momentos e por ventura os que tiverem mais "likes" no facebook), para fazer lembrar o primeiro filme, mas desta vez com os verdadeiros intervinientes na acção (o próprio contribuinte). Como esperamos que a campanha tenha sucesso e o "Insght" seja realizado em concreto na vida dos contribuintes, achamos por bem fecharem-se estes pequenos filmes com uma parte ficcionada em que o cavalo parte para a corrida e acaba por vencê-la deixando o público em alvoroço!

-Seguimento.
Se a campanha tiver o sucesso que esperamos que tenha e gerar buzz suficiente, cria-se um Making of de tudo o que foi realizado durante o ano e pode, inclusivamente, passar a oferecer-se nos balcões do banco um dvd com o mesmo ou passar como documentário na televisão pública.

(Inês Romão; Tomás Pimenta da Gama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores